Aventuras no CRE- Leituras com Ciência

15-05-2015 21:29


 O EIDH tem proporcionado aos alunos da Educação Especial atividades de enriquecimento, que aliam a leitura à curiosidade e ao espírito científico.  

 

    A leitura do livro “As Aventuras do Capitão Dentinho – O Mistério da Escova Desaparecida” e a atividade experimental “Luta Contra a Atividade Bacteriana”, sensibilizaram os alunos para a importância de fazerem uma correta escovagem dos dentes, de forma a manter uma boa saúde oral. Durante a atividade experimental identificaram-se os danos causados pelos ácidos e pela placa bacteriana nos dentes e salientou-se a importância da escovagem diária, com uma pasta dentífrica com flúor, para proteção e fortalecimento dos dentes. No final da atividade foram distribuídos kits de escovagem dos dentes.

    Com o livro “Ao lado dos bichos-da-seda”, de Maria Alberta Menéres, os alunos puderam conhecer o ciclo de vida da espécie Bombix mori, os famosos bichos-da-seda. Durante o seu ciclo de vida, os bichos-da-seda passam por metamorfoses. Proporcionou-se, por isso, uma sessão prática de observação de diferentes fases do seu ciclo de vida. No final da sessão entregou-se aos alunos um caixa, criada pelo professor Luís Silva, com algumas lagartas de bichos-da-seda. Os alunos poderão, assim, acompanhar o seu ciclo de vida e criar algumas rotinas com a sua alimentação. Pois, além de famintos, estes animais só apreciam folhas de Amoreira. Felizmente, temos duas árvores na escola!

    No livro “O Jardim Curioso” de Peter Brown, um menino chamado Jorge descobre numa linha férrea abandonada umas plantas a morrer. Decide cuidar delas e a cidade escura e cinzenta transforma-se num jardim verde e luxuriante. Esta história fantástica realça a perseverança e a criatividade. Aproveitando a leitura deste conto e o espirito ecológico que ele desperta, realizou-se uma atividade de identificação de flores e frutos de várias plantas e os alunos iniciaram uma coleção de frutos. Na terça-feira passada, os alunos semearam flores em dois espaços da horta biológica da escola, num espaço comum junto à estufa e num dos canteiros verticais. Estas flores estarão ao seu cuidado durante o resto do ano.

    Estas atividades decorreram no Centro de Recursos Educativos da Escola e contaram com o empenho e a disponibilidade dos funcionários desse espaço, do projeto Eco-Escolas, do professor do Ensino Especial, Hugo Cerqueira Pinto, e de outros professores entusiastas, que estão sempre prontos a colaborar.