EIDH na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura

27-04-2016 21:55

O Externato Infante D. Henrique participou, no dia 22 de abril, na prova da fase distrital de Braga do Concurso Nacional de Leitura, uma atividade de promoção da leitura dirigida aos alunos do 3.ºciclo e do Ensino Secundário e que conta com a coordenação do Plano Nacional de Leitura em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares, a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, o Camões Instituto da Cooperação e da Língua e a Rádio Televisão Portuguesa. 

A prova do 3.º ciclo decorreu em Barcelos, no auditório da Câmara Municipal, e a nossa escola foi representada pelos alunos Gonçalo Emanuel Pereira, do 7.ºC, e Diogo Vilaça Ferreira, do 8.ºE. As obras selecionadas foram Bicicleta à chuva, de Margarida Fonseca Santos e Trash - Os Rapazes do Lixo, de Andy Mulligan.

Em Esposende, no Auditório Municipal, decorreu a prova destinada ao Ensino Secundário e nela participaram os alunos Alexandre Miguel Pinheiro, do 10.ºB, e Mónica Rafaela Gomes, do 11.ºA. As obras a concurso foram O pintor debaixo do Lava-loiças, de Afonso Cruz e Orgulho e preconceito, de Jane Austen.

A atividade decorreu entre as 9h00 e as 16h30 e, enquanto os alunos prestavam a prova escrita, os professores tiveram a oportunidade de efetuar uma visita guiada ao Centro Histórico da cidade de Barcelos e, em Esposende, uma visita guiada à cidade. Houve, ainda, ao longo do dia, vários momentos culturais e de animação.

Esta iniciativa proporcionou a todos um dia diferente em que, para além dos livros e da leitura, esteve presente uma forte componente de espetáculo, permitindo também o convívio entre todos.

Parabéns ao Alexandre, ao Diogo, ao Gonçalo, ao Miguel e à Mónica pela participação empenhada e responsável!