Os anfíbios apresentados aos mais pequenos, no CRE

18-03-2016 23:22

Os anfíbios saíram à procura de um charco para se reproduzirem e o projeto “Ciência em Ação” aproveitou para os mostrar aos mais pequenos.  A curiosidade das crianças relativamente a estes animais é muito grande, assim como as ideias erradas que têm sobre eles, factos que tornam este tipo de contacto muito importante.

As atividades começaram com uma breve apresentação do ciclo de vida dos anfíbios e do seu habitat e terminaram com a demonstração de algumas espécies e das suas diferenças. Foi ainda possível mostrar-lhes alguns insetos típicos de charcos e larvas, de insetos que que se reproduzem na água, que fomos encontrando.

No final da atividade era visível a mudança de atitude das crianças em relação a estes animais. No início a maioria das crianças sentia antipatia, ou até algum medo, mas depois da sessão já reinava a curiosidade e interesse por estes fascinantes animais. Fica a esperança de que sessões como estas ajudem os “adultos do futuro” a serem mais sensíveis à importância destes animais, tão injustiçados, afinal como diria o Principezinho “Tu és eternamente responsável por aquilo que cativas”.