Projeto SOBE na Semana da Leitura

28-03-2015 20:57

Kits de saúde oral para todos os alunos do 5º ano.

    Durante a Semana de Leitura, realizou-se uma atividade de promoção da saúde oral. Neste contexto, seis grupos de alunos, selecionados pelas professoras de Ciências Naturais e representantes de todas as turmas do 9º ano, realizaram uma atividade prática no Centro de Recursos. Com base na leitura do livro “As Aventuras do Capitão Dentinho – O Mistério da Escova Desaparecida” e na atividade “Luta Contra a Atividade Bacteriana”, todos alunos de 5º ano da nossa escola foram sensibilizados para a importância de fazer uma correta escovagem dos dentes de forma a manter uma boa saúde oral.

    O Capitão Dentinho e a sua tripulação salvaram a Escova de Dentes, que foi raptada pelo Pirata Dente Podre. Só com a Escova dos Dentes, a Pasta de Dentes e o Escovilhão, a batalha contra as bactérias e os ácidos foi ganha.

    Na atividade prática, os alunos identificaram os danos causados pelos ácidos e pela placa bacteriana nos dentes. Reconheceram ainda a importância da escovagem diária, com uma pasta dentífrica com flúor, para proteção e fortalecimento dos dentes.

    No final da atividade foram distribuídos kits de escovagem, com o intuito de incutir nos alunos novos hábitos de higiene oral e de estabelecer com eles um contrato de fidelização e responsabilidade, no que diz respeito à escovagem dos dentes após o almoço, na escola.