Semana da Ciência e Tecnologia

24-11-2013 20:52

Decorreu, no Externato Infante D. Henrique, a Semana da Ciência e Tecnologia, que levou a toda a comunidade atividades de divulgação e sensibilização associando ciência, tecnologia, ambiente e sociedade.

Desde o início da semana decorreram atividades, como a palestra “O Sol tranquilo?”, com o Professor Alexandre Aibéo, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, seguida de uma observação astronómica do Sol e outros astros visíveis nesta altura do ano. Realizou-se ainda a palestra “Antioxidantes: mito ou realidade”, proferida pela professora Dulce Geraldo, que clarificou o que são estes “milagrosos” antioxidantes, o que se sabe sobre os seus modos de atuação, as suas fontes naturais e as vantagens e inconvenientes de suplementar a alimentação com estas substâncias: muito útil e muito atual!

Na quarta-feira, teve lugar uma tertúlia, um dos momentos altos desta iniciativa, orientada para questões que relacionaram a ciência e o ambiente. Num evento acolhedor, na Biblioteca/Centro de Recursos Educativos da Escola, com o calor de um chá e introduzido por momentos de poesia, Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e António Gedeão deram o mote para os convidados Carlos Tavares (Físico), Renato Henriques (Geólogo) e Raul Fangueiro (Engenheiro) e todos os demais presentes, professores e alunos da escola, conversarem sobre os avanços da investigação e da ciência e as suas consequências. A tertúlia foi ainda enriquecida pela presença e demonstração de uma equipa de robótica da Universidade de Aveiro (DETI).

Decorreram ainda as palestras “Terapia génica: o contributo do centro de química da Universidade do Minho”, em que João Carlos Marcos fez uma breve apresentação sobre os trabalhos desenvolvidos no seu centro de investigação, sobre uma área em crescimento, em interesse e conhecimento.

Na sexta-feira, dia 22, encerraram as atividades, com destaque para mais uma palestra, desta vez com a presença de Cacilda Cunha, falando sobre “Estrelas, átomos e radiação”, seguindo-se o hastear das bandeiras das Eco Escolas e do projeto “A minha Escola de Ciências”, projeto este que permitiu a colaboração do Externato Infante D.Henrique com a Escola de Ciências da Universidade do Minho e assegurou a vinda de tantos docentes e investigadores dessa instituição à nossa Escola. Ainda neste dia, um grupo de alunos e professores participaram na atividade promovida pela Câmara Municipal “Reflorestar Braga”, entre as 15 e as 17h, no Monte Picoto.