Afinal as alterações climáticas são um mito, ou uma realidade?

29-11-2015 21:27

As alterações climáticas foram o mote de uma conversa animada, no dia 25 de novembro, no Centro de Recursos Educativos. Os projetos Eco-Escolas e AMEC lançaram o desafio a três investigadores, que o aceitaram imediatamente, e vieram até à nossa escola debater o que é mito e realidade, quando o tema são as alterações climáticas.

A atividade começou com uma entusiasmada declamação poética, realizada pelas professoras Isabel Ferreira e Teresa Pinto, para o público que era constituído por elementos da comunidade educativa, nomeadamente pais, professores e encarregados de educação, e representantes de outras Eco-Escolas do concelho de Braga. A atividade contou ainda com a participação do Sr. Vereador do Ambiente, Energia e Desenvolvimento Rural, Altino Bessa, da Câmara Municipal de Braga.

Os investigadores convidados foram: Francisco Arenas e Isabel Iglésias, do grupo de Alterações Climáticas do CIIMAR e, o convidado já habitual destas tertúlias, Renato Henriques, docente da Universidade do Minho. O Francisco Arenas é investigador na área da biologia, nomeadamente na interação entre o aquecimento global e a capacidade invasiva de algumas espécies marinhas. Já a Isabel Iglésias é física, da área da climatologia, e trabalha com modelos matemáticos que nos ajudam a perceber melhor o impacto que algumas alterações climáticas têm hoje e dia, e podem vir a ter no futuro. O Renato Henriques é investigador em geologia e trabalha com dinâmica costeira, nomeadamente no que se refere à utilização de drones na monitorização do estado da nossa costa.

O debate foi animado e apimentado com algumas ideias divergentes entre os investigadores, facto que nos permitiu perceber bem a diversidade de opiniões na comunidade científica, relativamente a este tema. No entanto, todos estavam de acordo que a abordagem das alterações climáticas realizada pelos meios de comunicação social, na maior parte das vezes, é demasiado sensionalista, desvirtuando o teor científico dos artigos que mencionam.

A tertúlia terminou com um momento de contacto informal entre os participantes, durante um chá, em que todos tiveram oportunidade de colocar as suas questões e esclarecer algumas dúvidas sobre os reais efeitos das alterações climáticas e o verdadeiro impacto das ações antropogénicas no aquecimento global.

No final da tarde era percetível o envolvimento de todos e a vontade de repetir momentos como este, ficando até a intenção de realizar atividades práticas/ visitas com estes investigadores, no campo, ainda durante este ano letivo.