Fase distrital do Concurso Nacional de Leitura

30-04-2015 21:02

Decorreu no dia 23 de abril, no auditório do Parque de Exposições de Braga, a fase distrital da 9.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura, este ano organizada pela Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

O Plano Nacional de Leitura  desenvolve este concurso, destinado aos alunos do 3.ºciclo e do ensino secundário, com o objetivo central de estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral. Esta iniciativa tem como parceiros a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE), o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP) e a Rádio Televisão Portuguesa (RTP). 

A nossa escola foi representada pelos alunos João Araújo, do 7.ºA, Beatriz Barbosa, do 8.ºD, Luís Cerqueira, do 10.ºD e Ana Isabel Peixoto, do 11.ºA.

As obras selecionadas para os alunos do 3.ºciclo foram A história do senhor Sommer, de Patrick Suskind e A árvore das palavras, de Teolinda Gersão e, para o ensino secundário, No meu peito não cabem pássaros, de Nuno Camarneiro e Passageiro do fim do dia, de Rubens Figueiredo.

A atividade teve início às 14h00 com a realização da prova escrita, enquanto os professores acompanhantes tiveram oportunidade de desfrutar de uma visita guiada aos jardins do Parque da Ponte. Pelas 14h35 decorreu a apresentação «Vamos Falar a Dançar», enquanto os alunos saboreavam um lanche oferecido pela organização. Seguiram-se as provas orais, para os cinco alunos finalistas do 3.ºciclo e do ensino secundário, intercaladas com a apresentação de momentos de animação cultural. Finalmente conheceram-se os vencedores, que irão representar o distrito de Braga na fase nacional, a decorrer em Lisboa.

Esta iniciativa proporcionou a todos os presentes uma bela tarde em que, para além dos livros e da leitura, esteve presente uma forte componente de espetáculo e ainda o convívio entre todos.

 

Os nossos alunos estão de parabéns, pela forma empenhada como representaram a nossa escola!