Festa da Francofonia «Ciclo de cinema em língua francesa»

16-03-2016 16:19

Para comemorar a Festa da Francofonia, o grupo de Francês, em colaboração com o Centro de Recursos Educativos da nossa escola, organizou um Ciclo de Cinema em língua francesa, entre os dias 7 e 11 de março de 2016.

Tendo como principais objetivos dignificar a língua e a cultura francesas, despertar o gosto pelas línguas estrangeiras, enriquecer a língua, a cultura e a civilização francesas, valorizar a língua como meio de comunicação em comunidades francófonas, desenvolver capacidades de pesquisa e hábitos de estudo e de trabalho, e aplicar conceitos adquiridos em contexto sala de aula, todas as turmas de Francês do 3º Ciclo e do Ensino Secundário assistiram à projeção de filmes atuais e com muito sucesso de bilheteira no país de origem. As nossas propostas foram as seguintes: Le Petit Nicolas,  La Famille Bélier, Les vacances du Petit Nicolas, La Cage Dorée, Le Petit Prince, Qu’est-ce que j’ai fait au Bon Dieu, Profs e  Vive la France.

No Ensino Secundário, após a exibição do filme Vive la France, foi realizado um debate sobre os diferentes «clichés» presentes nesta obra cinematográfica.

Em simultâneo, estiveram expostos, no átrio do CRE, trabalhos realizados pelos alunos do Ensino Secundário (11º D e 10º C) sobre a importância da Sétima Arte em França.

Esta atividade, realizada na aula de D.T. / Cidadania e aula de Francês, teve uma boa recetividade por parte dos alunos.