Leituras com ciência no 1ºciclo

02-12-2015 21:59

Entre os dias 23 e 28 de novembro de 2015, em Barcelos, decorreu a Semana Concelhia da Ciência. Nesta iniciativa, a Rede de Bibliotecas Escolares de Barcelos convidou as bibliotecas escolares a dinamizar atividades de ciência na biblioteca.

O projeto Ciência em Ação foi convidado a participar, à semelhança de anos anteriores, para organizar algumas leituras com ciência, na Biblioteca de Cambeses. Neste sentido, no dia 23 de novembro realizaram-se duas leituras, para os alunos do Jardim de Infância e 1º e 2º anos, seguida de discussão e experimentação. O conto escolhido para este dia foi “A menina que não gostava de fruta” e foi trabalhada a importância de comer fruta e de comer de forma equilibrada. No final puderam ainda investigar a presença de água, em alimentos de vários grupos presentes na Roda dos Alimentos, percebendo a razão pela qual a água está no centro da roda.

Já no dia 24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, os alunos do 3º e 4º anos ouviram o maravilhoso conto “Uma nave que funcionava como os espirros” do astrofísico Alexandre Aibéo. Depois da leitura as perguntas atropelavam-se e todos tinham algo a dizer. “Como é que a nave pode demorar 16.000 anos a chegar ao planeta?”, “Num planeta gasoso pode haver vida?”, “Como são os fatos dos astronautas?”, são apenas algumas das questões que surgiram, no seguimento da leitura. Na verdade, uma hora depois, ainda se ouviam muitas perguntas, ficando ainda outras tantas por responder. Esperamos agora continuar este trabalho na semana da leitura, com mais um conto astronómico para desmistificar/esclarecer muitas das suas ideias e para lhes responder a todas as dúvidas.