Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

04-11-2015 15:12

Por iniciativa da IASL - International Association of School Librarianship - outubro é, em todo o mundo, o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares tendo, em 2015, definido como tema "A biblioteca escolar é super!". Em Portugal, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabeleceu 26 de outubro como o Dia da Biblioteca Escolar.

A Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos da nossa escola associou-se a esta comemoração e desenvolveu, ao longo do mês de outubro, diversas atividades.

Os alunos do 5.ºano, acompanhados pelos respetivos diretores de turma, participaram numa sessão de formação de utilizadores da BE/CRE, com o objetivo de dar a conhecer a sua organização e as regras de funcionamento. Estiveram também patentes na biblioteca duas exposições: a exposição internacional, desenvolvida no âmbito do projetoeuropeu MARLISCO, "Lixo Marinho: Um Problema global" e a exposição "12 de octubre - Día de la Hispanidad", com a finalidade de comemorar o feriado nacional de Espanha.  

 No dia 26 de outubro - Dia da Biblioteca Escolar - a professora Regina Castro foi a nossa convidada para proporcionar aos alunos dos 5.º e 6.ºanos a "Magia da Palavra", com a leitura de contos e lendas do mundo. Além disso, todos os visitantes da biblioteca puderam participar na construção do painel "Ler é super!", escrevendo aí o título do seu livro preferido.

Durante a tarde recebemos na escola os meninos de 4 e 5 anos do Jardim de Infância do Centro Social Padre David que, guiados pela Lília Cunha, viajaram pelo mundo dos sons dos animais.  Começaram por ouvir a história "A ovelha que fazia muuuuu", de Isabel Fernandes Pinto, seguindo-se o jogo "Os sons da floresta", que decorreu de uma forma muito animada. Depois desta dinâmica, houve ainda tempo para uma deliciosa conversa sobre os animais dos nossos bosques e a necessidade de os proteger.  Devido ao envolvimento e interesse dos participantes, ficou ainda combinada uma saída de campo para a observação de alguns animais,  quando o tempo permitir.

Foi, desta forma, mais uma oportunidade para a biblioteca demonstrar a importância que tem no desenvolvimento da leitura e das literacias e no acesso à cultura.