Projeto SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares) no EIDH

10-06-2014 22:24

O projeto SOBE, que resulta de um protocolo entre a Direção Geral de Saúde, o Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares, visa desenvolver ações de promoção da leitura, do saber e da saúde, no enfoque do Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral. A nossa escola nunca diz Não a projetos de vanguarda.

Este projeto pretende a alteração de comportamentos ligados à saúde oral, pelo que contámos com a participação de toda a comunidade educativa. Iniciámos oficialmente o projeto na Semana de Leitura, apoiados por uma exposição sobre Saúde Oral, uma palestra, destinada aos alunos do 5.º ano, dinamizada pela Enf.ª Sandra Duarte, da equipa de Saúde Escolar do ACES Cávado Braga/ UCC da Colina, nosso parceiro no projeto, e com o Workshop “Faz a tua pasta de dentes!”, para o qual contámos com o apoio incansável de um grupo de quatro alunas da turma E do 9º ano: Mariana Pinheiro, Inês Ferreira, Inês Coelho e Filipa Pimentel. Para o sucesso desta atividade foi importante o apoio prestado pelo Encarregado de Educação da aluna Filipa Pimentel, que colaborou na elaboração de um painel sobre saúde oral e da professora Susana Matias, que recolheu informações e materiais junto dos seus familiares, profissionais de Medicina Dentária, que prontamente se ofereceram para nos ajudar.

A escola candidatou-se ao projeto 350.000 do programa SOBE, o qual permitiu a aquisição de kits de higiene oral para todos os alunos do 5º ano. Pretende-se implementar, no próximo ano letivo, a obrigatoriedade da escovagem de dentes após o almoço, para os alunos dos 5º e 6ºanos. Para tal, em articulação com os diretores de turma, os delegados e subdelegados terão a tarefa de fazer a monitorização da escovagem. Durante esta semana, a Enf.ª Sandra Duarte está a entregar os kits destinados à escovagem dos dentes aos alunos do 5º ano. No início do próximo ano letivo serão entregues kits aos novos alunos.

Numa perspetiva de sensibilização e divulgação, promovemos no Centro de Recursos Educativos, no dia 4 de junho, uma palestra destinada aos alunos do 6.º ano, dinamizada pelo Dr. Pedro Costa e pelo Dr. António Alexandre Costa. Pretendeu-se fortalecer nestes alunos a higiene oral, ampliando, desta forma, a nossa intervenção junto da comunidade educativa.

 Perspetivamos a realização, no próximo ano letivo, de um rastreio à saúde oral de todos os nossos alunos, com o objetivo de tornar universal a nossa ação.